Nova caligrafia de Lisboa

Lisboa tem uma nova caligrafia, ou se usarmos a expressão das novas tecnologias, uma nova Fonte para as letras e algarismos.

A juntar às tradicionais Helvetica, Arial, Courier, Times ou Verdana existe a LX Type. Inspirada nos cabos dos típicos eléctricos amarelos da cidade Lisboeta.

O site que faz parte de uma campanha de marketing tem também uma ferramenta que permite experimentar escrever qualquer palavra com esta fonte, e ao mesmo tempo encontrar um lugar onde podes chegar de Eléctrico, transformando palavras em guias espontâneos que podes partilhar.

Portugal leva-nos ao Panteão Nacional, Obelisco da Praça dos Restauradores, Rua Augusta, Torre de Belém, Uau! pela vista do Mirador de Santa Catarina, Ginjinha do Rossio, Arco da Rua Augusta e LX Factory.

Primeiros Turistas que pagam com Bitcoin

Lisboa foi um dos primeiros destinos turísticos pagos com a moeda virtual Bitcoin.

A Agência online Destinia começou a aceitar esta forma de pagamento e um austríaco foi o primeiro cliente ao pagar 469 miliBitcoins (272 euros) por uma passagem aérea na Companhia Aérea TAP Portugal com voo entre Viena e Lisboa.

Lisboa a 19 mais barata em 2013

No índice europeu Backpaper de 2013 divulgado pela NBC News, Lisboa aparece como a 19º cidade mais barata da Europa num total de 47.

image

Os destinos com o custo mais baixo são:

  1. Bucareste na Roménia;
  2. Sofia na Bulgária;
  3. Cracóvia na Polónia;
  4. Saravejo na Bósnia Herzegovina;
  5. Kiev na Ucrânia.

E as cidades mais caras são:

  1. Zurique na Suíça;
  2. Oslo na Noruega;
  3. Veneza em Itália.

O relatório classifica a capital portuguesa como sendo extremamente bonita e charmosa, e também uma grande pechincha, conhecida por ter bons e baratos hostels.

Portugal se o mar subisse

Como seria Portugal se o nível do mar subisse como consequência do degelo de todas as superfícies geladas do planeta?

Cidades no litoral como Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro, Faro e Portimão ficariam completamente submersas. Todo o litoral seria completamente inundado e Portugal perderia mais de 15% do seu território.

A Sociedade National Geographic fez uma simulação e concluiu que o nível do mar subiria mais de 65 metros caso a temperatura média da Terra subisse dos actuais 14,5º C para os 26,7º Centígrados. Alguns cientistas afirmam que tal acontecimento levará mais de 5.000 anos a ocorrer.

As melhores Universidades Portuguesas 2013

Academic Ranking of World Universities 2013 elaborado desde o ano de 2003 pela Universidade de Jiaotong em Xangai na China, é dos mais reconhecidos mundialmente e classifica as 500 melhores instituições usando como critério o número de trabalhos científicos, Prémios Nobel e medalhas Field que os seus alunos e professores recebem. 

image

Segundo o relatório deste ano, as melhores Universidades Portuguesas são:

  1. Universidade de Lisboa, entre 301 e 400;
  2. Universidade do Porto, entre 301 e 400;
  3. Universidade Técnica de Lisboa, entre 401 e 500;
  4. Universidade de Coimbra, entre 401 e 500.

A classificação deste ranking apenas distingue as 100 primeiras por ordem numérica, a partir desse valor são avaliadas em patamares de 50 até ao 200º e daí para a frente em patamares de 100.

No Top 10 estão apenas Universidades Americanas e Inglesas, ordenadas com a seguinte classificação:

  1. Harvard;
  2. Stanford;
  3. Berkeley, Califórnia;
  4. Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  5. Cambridge;
  6. California Institute of Technology;
  7. Princeton;
  8. Columbia;
  9. University of Chicago;
  10. Oxford.

Pode encontrar o relatório completo e original aqui.

Portugal o melhor destino em 2013

Uma conceituada revista de Viagens e Turismo elegeu Portugal como o melhor destino para 2013. 

Com argumentos fortes como a simpatia e o charme dos portugueses, a modernidade aliada a história, as paisagens naturais das suas serras e praias, conquistaram o júri da revista Condé Nast Traveler  nesta 5ª cerimónia de atribuição de prémios.

Os concorrentes eram a Espanha, Argentina, Estados Unidos e Itália.

A Associação dos Consumidores Europeus escolheu igualmente a cidade de Lisboa como um dos melhores destinos na Europa para o ano de 2013.